Carregando...
CARREGANDO...

Como calcular meu período fértil?

Aprender a fazer o cálculo correto do período fértil é uma medida importante para quem deseja engravidar, uma vez que a mulher consegue estimar o período aproximado da ovulação mantendo relações sexuais nesses dias. Este conhecimento não deve ser utilizado como método contraceptivo. Não ter relações sexuais próximo da ovulação não é confiável para evitar a gravidez.

Contudo, se você está aqui é porque seu interesse sobre o cálculo do período fértil está associado a uma intenção de gravidez, não é mesmo? Saber quando está ovulando é, de fato, uma forma de aumentar as chances de concepção. Para isso, é importante compreender quais são as fases do ciclo menstrual e o que acontece com seu corpo em cada uma delas.

O que acontece ao longo do ciclo menstrual?

O ciclo menstrual inicia-se com a menstruação e compreende as fases folicular, ovulatória e lútea. Em todos esses períodos, o sistema reprodutor feminino responde à ação de vários hormônios. Ciclos regulares correspondem a um estado de equilíbrio hormonal, enquanto os ciclos irregulares podem estar relacionados a doenças que interferem na ovulação e, por consequência, dão origem à infertilidade.

Conheça as fases do ciclo reprodutivo:

 

Fase folicular

O início do ciclo é marcado pelo sangramento menstrual. No começo dessa fase, os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos — esses hormônios são responsáveis por manter o endométrio (revestimento da parede uterina) com espessura adequada para acolher um embrião. Sem concepção, o tecido endometrial descama e dá origem à menstruação.

Nesse período do ciclo, o hormônio folículo-estimulante (FSH) tem a concentração elevada e age sobre os ovários, estimulando o crescimento dos folículos ovarianos, os quais armazenam os óvulos. Vários folículos são recrutados, mas, quando o nível de FSH começa a reduzir, apenas um deles, chamado de folículo dominante, continua a se desenvolver.

Ovulação

Na metade do ciclo menstrual, ocorre a fase ovulatória. Esse período é iniciado por um pico do hormônio luteinizante (LH), isto é, um aumento súbito em sua concentração. Essa substância induz a maturação final do folículo, assim como o seu rompimento. Assim, no máximo um dia e meio após o pico pré-ovulatório de LH, a ovulação acontece.

Assim que é liberado, o óvulo é capturado pelas fímbrias das tubas uterinas. No interior de uma das tubas, o gameta feminino permanece por cerca de um dia, podendo, nesse período, ser encontrado e fertilizado por um espermatozoide.

Fase lútea

A fase lútea é assim chamada porque, nesse período, o folículo que liberou o óvulo se fecha e forma uma estrutura chamada corpo lúteo, cuja principal função é secretar progesterona — hormônio que, juntamente ao estrogênio, age para deixar o tecido endometrial mais espesso e favorecer o ambiente uterino para a implantação de um embrião.

Afinal, como calcular o período fértil?

Agora que ficou mais claro como funciona o seu ciclo menstrual, vamos à resposta que você procura neste texto: como calcular o período fértil. Essa é uma conta simples, principalmente para quem tem os ciclos menstruais regulares — leia-se como ciclo regular, aquele que segue um intervalo previsível entre uma menstruação e outra.

Cálculo do período fértil em ciclos regulares

Para exemplificar, vamos utilizar como base um ciclo de 28 a 30 dias. Esse número é considerado normal, mas se no seu caso o intervalo é de poucos dias a mais ou a menos que essa referência, mas se repete mês após mês, então o seu ciclo é regular.

Um ciclo reprodutivo normal pode durar entre 25 e 35 dias, contanto que apresente uma regularidade. Da mesma forma, o fluxo menstrual é variável de uma mulher para outra, podendo levar entre 2 e 7 dias. Acima de 35 dias de intervalo, considera-se um quadro de oligomenorreia. Já quando o fluxo não vem por meses, trata-se de amenorreia e anovulação, o que indica ausência de ovulação e possível infertilidade.

Voltando à questão principal, temos o seguinte cálculo do período fértil: primeiramente, você deve calcular o dia da ovulação, que acontece exatamente na metade do ciclo. No exemplo dos ciclos de 28 ou 30 dias, a liberação do óvulo tende a ocorrer aos 14 ou 15 dias após o início da menstruação.

Entretanto, o período fértil também abrange alguns dias antes da ovulação em si. Isso porque os espermatozoides conseguem sobreviver no organismo feminino por até 3 dias. Sendo assim, considera-se o período fértil um total de 5 dias: 3 antes, dia da ovulação e 1 após. Esse é o momento indicado para que o casal mantenha relações sexuais com chances de concepção.

Cálculo do período fértil em ciclos irregulares

A mulher pode ovular em todos os ciclos, mas não menstruar dentro de um intervalo exato — pode ocorrer de a menstruação vir a cada 26 dias em alguns meses, mas em outros ciclos ter um espaçamento de 33 dias.

Isso não indica, necessariamente, que a ovulação é irregular, porém fica mais difícil de presumir com exatidão quando será o período fértil. Nesses casos, use o seguinte cálculo: subtraia 18 dias do ciclo mais curto dos últimos 6 meses e 11 dias do ciclo mais longo do mesmo período.

Por exemplo, se o intervalo mais breve entre uma menstruação e outra foi de 26 dias, diminua 18 e terá o número 8.  Da mesma forma, se o ciclo mais estendido foi de 33 dias, subtraia 11 e chegue ao número 22. Com isso, você pode calcular que o seu período fértil está entre o 8º e o 22º dia após o início da menstruação.

Existem outros meios para aumentar as chances de acertar o dia da ovulação em ciclos irregulares, como a avaliação do muco cervical — uma secreção vaginal transparente e com consistência gelatinosa. Também há testes, vendidos em farmácia, que verificam a concentração do hormônio LH e indicam se você está ovulando.

Na reprodução assistida, a previsão do período fértil é feita com ultrassonografias em série, o que possibilita o acompanhamento dos folículos ovarianos em crescimento. Em boa parte dos casos, a técnica de estimulação ovariana é realizada, facilitando ainda mais o cálculo do período fértil, devido à administração de hormônios para indução da ovulação.

É oportuno referir que irregularidades no ciclo menstrual podem estar associadas a problemas como:

Portanto, se você tem alguma dificuldade em calcular seu período fértil e desconfia de alguma das condições listadas, procure um especialista para investigar o problema associado e, se necessário, iniciar um tratamento para recuperar a fertilidade.