A anamnese também é conhecida como entrevista clínica. Ela é aquele momento da consulta em que o médico faz perguntas sobre os sintomas, histórico de saúde, condições de vida, doenças na família, entre outras.
Na avaliação da fertilidade e na medicina em geral, muitos profissionais consideram que ela é uma das etapas mais importantes do acompanhamento clínico.
Afinal, em associação com o exame físico, é capaz de identificar muitas condições sem que seja necessário nenhum teste adicional. Mesmo quando esse não é o caso, ajuda o médico a definir a indicação de determinados exames laboratoriais e de imagem.
Em vez de prescrever vários testes gerais, ele pode focar naquilo que é mais provável, de acordo com as manifestações específicas de cada casal.
Como a infertilidade pode ser causada por inúmeros fatores femininos e/ou masculinos, a anamnese precisa ser bem estruturada e detalhada. Isso exige um profissional capacitado e experiente.
Quer entender melhor quais os elementos de uma anamnese reprodutiva bem-feita? Acompanhe o nosso post!
A anamnese é a entrevista que o médico faz com o paciente a respeito de sua saúde atual e passada, incluindo o contexto social, familiar e emocional. Ela também é essencial para estabelecer uma boa relação entre todos os envolvidos no acompanhamento, criando a confiança e o respeito necessários.
Além de gerar informações muito valiosas para as ações dos médicos, como:
Além dos motivos acima, na medicina reprodutiva, a anamneseauxilia na seguinte classificação da infertilidade, essencial para a conduta diagnóstica e terapêutica:
Algumas doenças estão associadas frequentemente tanto à infertilidade primária quanto à secundária (como a endometriose, na mulher). Outras são mais comuns em determinado tipo de infertilidade.
Por exemplo, a varicocele é a principal causa de infertilidade primária do homem. Já os abortamentos de repetição podem estar ligados a doenças genéticas, indicando os testes genéticos pré-implantação em eventuais fertilizações in vitro.
Portanto, a anamnese auxilia na tomada de decisão de quais exames priorizar inicial e futuramente.
A anamnese se baseia principalmente em perguntas abertas para dar bastante espaço para você falar sobre suas queixas e expectativas. Ela pode ser feita com os membros do casal, associado a entrevistas individuais para dar mais intimidade a cada um.
Veja algumas fases da anamnese específica da medicina reprodutiva e os questionamentos mais comuns feitos pelo médico!
Em relação a fatores que não estão vinculados diretamente à vida reprodutiva, como foram e são:
Alguém na família de vocês tem histórico de infertilidade, abortamento ou malformação fetal? E de doenças genéticas hereditárias?
A partir das respostas obtidas na anamnese de saúde reprodutiva, seu médico poderá iniciar um raciocínio clínico focado no seu caso. Desse modo, inicia-se uma condução individualizada do acompanhamento do casal.
Além disso, o acompanhamento pode transmitir mais confiança pela criação de uma boa relação médico paciente.
Quer saber mais sobre as técnicas e exames de reprodução assistida? Conheça o que é e qual a importância do teste genético pré-implantacional!
Postado por fiv em 26/jul/2021 - Sem Comentários